Enxerto de Gordura no Bumbum x Prótese de Glúteo


A anatomia normal do glúteo é composta por tecido muscular e gorduroso, portanto o enxerto de gordura seria, a princípio, a opção mais anatômica e natural. Logicamente, o enxerto de gordura depende da disponibilidade efetiva de gordura a partir da retirada por lipoaspiração.
A vantagem da enxertia de gordura no bumbum é a naturalidade obtida quando feita sem exageros e a facilidade de realização quando já há uma indicação de lipoaspiração para melhora do contorno. No entanto, o enxerto de gordura pode sofrer reabsorção em graus variáveis. 
A reabsorção não é rejeição, pois a gordura é um tecido autólogo e não existe possibilidade de rejeição. O mecanismo é simples, algumas células enxertadas receberão vascularização e outras não, logo uma parte não terá viabilidade e será reabsorvida. A média de reabsorção é em torno de 30% do volume enxertado.
Os casos das pacientes com bumbum muito pequeno e sem projeção e daquelas com pouca disponibilidade de gordura para a lipoaspiração representam as melhores indicações para a gluteoplastia de aumento com uso de prótese.


O benefício da prótese é o ganho volumétrico rápido do glúteo e harmonização do perfil, desde que sejam respeitados os princípios do bom senso estético, com a escolha de próteses de volume adequado ao biotipo da paciente. As desvantagens são relacionadas à cicatriz, que apesar de pouco perceptível por encontrar-se entre as bandas glúteas, pode ter evolução lenta com maior possibilidade de deiscências comparativamente a outras cirurgias da plástica; período de recuperação inicial frequentemente doloroso e posição inicial de pós-operatório incômoda. Essa posição seria o decúbito ventral (''de bruços'') para muitos cirurgiões, mas atualmente a necessidade de permanecer nessa posição no pós-operatório inicial é controversa, de toda maneira, seja ''de bruços'', em decúbito dorsal ou sentada, sempre haverá incômodo inicial no pós-operatório. 
As técnicas de aumento do glúteo podem ser utilizadas conjuntamente, ou seja, prótese concomitante à lipoaspiração / enxerto de gordura. As pacientes mais beneficiadas com essa combinação de técnicas são aquelas com glúteos pequenos e área(s) de depressão da pele, principalmente na região lateral do bumbum (área trocantérica). Nesses casos, fazemos o preenchimento de gordura seguido da inclusão da prótese, com isso ganhamos no volume e em contorno, o que não conseguiríamos isoladamente apenas com a lipoenxertia ou prótese.

Prótese de Mama Cônica – Uma Boa Opção?


Hoje encontramos grande variedade de modelos, formas e volumes de próteses. A prótese mais utilizada na mamoplastia de aumento é a que possui o formato redondo com perfil alto, no entanto, nessa postagem trarei considerações sobre a prótese de base redonda de projeção extra, também conhecida como cônica.
Algumas empresas como a Mentor (da Johnson) e Allergan consideram como cônicas as próteses de perfil super ou extra-alto de sua linha de implantes (como a imagem abaixo).



Super ou Extra Alta à direita na foto

A Silimed apresenta duas linhas de implantes revestidas com uma espuma de poliuretano chamadas de Advance e Maximum. Cada um dessas linhas de implante (Advance e Maximum) apresenta subdivisões na projeção (perfil) das próteses, ou seja, em cada uma dessas linhas de implantes temos próteses de perfil baixo, moderado, alto e extra-alta.
A linha Maximum da Silimed mostra próteses de características mais redondas e bases mais largas em todos os perfis que a subdividem (baixo, moderado, alto e extra-alto), muita parecidas com as próteses da linha da Mentor e Allergan (foto acima).
A linha Advance da Silimed (imagens abaixo à direita) é a que tem maior projeção e um formato mais verticalizado como um cone, portanto, toda a linha Advance, em qualquer um dos perfis (baixo; moderado; alto e extra-alto) é conhecida como cônica. 


Silimed: exemplo das linhas Maximum x Advance
fonte foto:http://www.silimedbrasil.com.br


Subdivisões da linha Advance (CÔNICA) da Silimed
fonte foto:http://www.silimedbrasil.com.br/produto/implante-conico/


As próteses que considero verdadeiramente cônicas são as da linha Advance da Silimed. As próteses super altas da Mentor e Allergan têm algumas similaridades na proposta de promover maior altura, mas não conseguem atingir a mesma projeção nem produzem um formato de mama similar à Advance no pós-operatório (aspecto mais triangular do que redondo ao perfil).
A prótese cônica apresenta como principal característica maior altura por base comparativamente  a  linha Maximum (redonda), ou seja, gera mais projeção (altura) quando de perfil e costumam trazer um colo com tendência menos arredondada.
Ao realizamos o exame físico no pré-operatório da mamoplastia de aumento, observamos alguns fatores que serão determinantes na escolha do tamanho e tipo de prótese: altura da paciente, largura do tórax, tipo de mama (base larga ou não), distensibilidade da pele e queda da mama (ptose).
  Pacientes que podem se beneficiar da prótese tipo cônica:
-as que buscam um certo degradê na região do colo superior, sem aquele o excesso de naturalidade de uma prótese em gota(natural);
-as que não querem a visualização excessiva de marcação arredondada, mas não abrindo mão de uma projeção maior em perfil;
-as pacientes com mamas de base estreita, boa sustentação de pele e/ou tórax pouco largo, pois  nesses casos, o uso de uma prótese com volume e diâmetro maior poderá aparentar uma forma inestética, possivelmente com volume indesejado na região pré-axilar (visualizável pelas costas) e impressão de sobrepeso;
-as pacientes de mama com sustenção (sem ptose) e boa distensibilidade da pele, permitindo o encaixe da prótese sem tensão excessiva no eixo vertical;
-as pacientes com maior projeção de glúteo também tem resultado favorável na composição do seu perfil.
Prótese cônica
fonte foto:http://www.silimedbrasil.com.br/produto/implante-conico/
Claro que outros fatores serão levados em conta na decisão final, mas vale a dica de que nem toda a mama apresentará bom resultado com a prótese cônica. Como exemplo disso, as pacientes com mamas com flacidez importante / queda (ptose), as pacientes que querem formato de mama/colo  mais arredondado, as paciente que desejam muito volume podem ter resultados muito artificiais e as que não desejam muita projeção (altura) mamária.
Devo ressaltar o fator flacidez. As mamas sem boa sustentação de pele definitivamente são escolhas ruins para a prótese cônica, o resultado tende, nesses casos, a ficar desarmonioso, com a aréola descentralizada da posição mais alta da prótese.
Portanto, a prótese cônica talvez possa ser, em seu caso, uma boa opção, mas discuta os detalhes de sua cirurgia antes de simplesmente escolher por um volume ou um formato de prótese predefinidos.

Abdominoplastia – Com ou Sem Lipoaspiração?


A grande maioria das mulheres com gestação prévia costuma apresentar excesso de pele no abdome inferior (abaixo do umbigo), além disso, muitas podem ter estrias e afastamento da musculatura da parede abdominal (conhecida como diastase do reto abdominal). Isso tudo decorrente das alterações progressivas do feto sobre a parede abdominal .

Fonte foto: pixabay.com
Essas pacientes nos procuram para resolver o problema através da plástica abdominal (abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal). Nesse procedimento, retiramos o excesso de pele do abdome inferior com as eventuais estrias presentes nessa área e fazemos a plicatura (sutura) dos músculos abdominais afastados. Essa técnica também permite a correção de hérnias abdominais, como por exemplo a hérnia umbilical, extremamente comum pós-gestação.  
Muitas das pacientes que nos procuram para a realização da abdominoplastia também apresentam excesso de gordura nos ela ncos e dorso, muitas das vezes secundário ao sobrepeso adquirido durante a gestação, frequentemente não perdido completamente no período puerperal. Nesses casos, sempre existirá alguma limitação no resultado estético final quando indicada apenas a  abdominoplastia, já que nessa cirurgia a retirada de gordura é associada a retirada da pele do abdome  inferior, por isso não conseguirmos melhorar de forma significativa a forma da cintura. Esse é um fator limitante do resultado quando realizamos apenas a abdominoplastia.
Para corrigirmos isso, associamos a lipoaspiração, com melhora expressiva no contorno/cintura. Se houver indicação, no mesmo tempo cirúrgico também podemos associar a enxertia de gordura nos glúteos para melhora de volume e forma.
A associação da abdominoplastia com lipoaspiração, mesmo promovendo excelentes resultados, tem limitações. A região do abdome superior muitas das vezes também é área de acúmulo de gordura e ficamos tentados a indicar a lipoaspiração desse local durante a cirurgia, Qualquer indicação de lipoaspiração do abdome superior deve ser feita com a máxima parcimônia, pois quando realizada  nessa área acaba por prejudicar a circulação do retalho abdominal da abdominoplastia, o que pode resultar em necrose tecidual. Então sempre fique atento(a) para super-indicação de lipoaspiração conjunta à abdominoplastia, em especial no abdome superior, nesses casos (de maior presença de gordura no abdome superior), às vezes é preferível realizar a cirurgia em dois tempos do que correr risco aumentado de necrose tecidual fazendo tudo conjugado.
Claro que cada caso é avaliado individualmente, mas a grande maioria das pacientes tem a indicação de lipoaspiração de flancos associada à abdominoplastia para um resultado de contorno corpóreo melhor, no entanto, pacientes com pouco excesso gorduroso e as que apresentam contra-indicações à realização de cirurgias mais prolongadas têm indicação apenas da abdominoplastia. 

Prótese de Mama e Estrias. Tenho Chance de Ter?


Toda vez que existe um rápido aumento de volume sobre a pele, as fibras colágenas podem não ter tempo para se adaptar à nova pressão, com risco do tecido ceder. Com a ruptura das fibras do tecido, cria-se uma cicatriz, inicialmente avermelhada pelo processo inflamatório, mas com o passar do tempo modificando sua cor para uma mais definitiva - normalmente branca. Dependendo da tensão sofrida e do dano tecidual, essa cicatriz pode tornar-se mais larga. 


Esquematização da formação da estria (fonte foto:http://www.dermaclinic.com.br)
 As estrias são cicatrizes e, infelizmente, a medicina ainda não dominou o complexo mecanismo da cicatrização, com os diversos fatores que influenciam sua aparência cicatricial final, que pode mostrar-se esteticamente como boa ou ruim. Por isso, existe a dificuldade tanto na prevenção como no tratamento do quelóide (que é uma forma de cicatriz inestética) e inexistem tratamentos adequados para melhorar o aspecto da estria quando se encontra em fase tardia.

Estria inicial - aspecto avermelhado, possibilidade de atenuação com tratamento
Estria tardia - sem opções adequadas de tratamento
 
A prótese de mama promove a distensão súbita da pele da mama e das fibras colágenas teciduais com reais possibilidades de gerar estrias. O cirurgião não tem uma fórmula matemática para determinar se você vai evoluir ou não com estrias, no entanto, alguns fatores podem dar pistas.
Quanto maior o volume da prótese escolhida, maior a chance de estrias, além disso, as mamas pequenas e com pouca pele redundante trazem o maior risco. As pacientes com alguma flacidez de pele - normalmente as que já amamentaram e as que já possuem estrias na mama - apresentam risco menor de evoluir com estrias.
Portanto, é importante frisar que sempre existe o risco do surgimento de estrias pós mamoplastia de aumento. O que fazemos é tentar minimizar seu aparecimento através do bom senso na escolha do tamanho da prótese e medidas que auxiliam na prevenção. Vale ressaltar, que as medidas farmacológicas preventivas, como o uso de cremes hidratantes/óleos específicos ajudam muito, mas não trazem qualquer garantia de que a mama operada não evolua com estrias, da mesma maneira que uma gestante utilizando os cremes, óleos ou mesmo ingerindo colágeno, não tem garantias que seu abdome não evoluirá com as estrias. 
Caso as estrias apareçam, realizamos o tratamento precoce quando ainda há benefício terapêutico conjuntamente à dermatologia, através de laser e peelings.