Botox® Não é Preenchimento

A dúvida sobre a função da toxina botulínica (comercialmente conhecida como Botox® ou Dysport®) é muito comum. A toxina botulínica atua paralisando determinado grupo muscular relacionado à mímica facial. Esses músculos estão em contato direto com a pele e sua ação determina o aparecimento das rugas de expressão.  Portanto, ao paralisarmos o músculo, diminuímos o surgimento das marcas de expressão, retardando o surgimento das rugas vincadas e marcadas, características do envelhecimento facial. A ação não é de preencher e sim, paralisar.
O efeito resultante do uso da toxina botulínica é uma expressão mais leve e jovial, dando uma aparência menos cansada ao paciente. As áreas com melhor indicação para uso da toxina botulínica são região frontal, região glabelar (entre os supercílios) e ''pés de galinha''.
Uma pena que o efeito é passageiro, com duração variável entre 4 a 6 meses.

Pés de Galinha.
Fonte foto: pixabay.com

As rugas já vincadas, ou seja, que continuam marcadas e aparentes independente da ação muscular, têm pouca ou nenhuma melhora com o uso da toxina botulínica. Para esses casos optamos pelo uso das substâncias de preenchimento ou tratamento direcionado à pele (laser, peeling, dermoabrasão e radiofrequência)
Substâncias variadas cumprem a função de preenchimento, dentre elas, uma das mais utilizada é o ácido hialurônico (ex: Restylane®, Perlane®). O ácido hialurônico é uma substância de preenchimento bem estudada, com baixo índice de complicações e absorvível (duração aproximada de 8 a 12 meses). Ao ser injetada, eleva determinada área, atenuando a profundidade de uma ruga ou aumentando o volume local, como por exemplo, do lábio. Uma das áreas em que mais utilizamos o preenchimento é no sulco naso-geniano, conhecido popularmente como ''bigode chinês''.
Alguns preenchedores são definitivos, ou seja, não absorvíveis. O mais conhecido é o polimetilmetacrilato (Artecoll®, Metacrill® e PMMA®) utilizado na bioplastia. Não utilizo esse tipo de substância pelo elevado índice de complicações, tais como migração; necrose; impossibilidade de retirada (à exceção da cirúrgica, com suas cicatrizes resultantes); reações imunológicas com eventual rejeição e extrusão.
Excessos em preenchimento, principalmente nos lábios, podem causar aparência inestética, por isso, a indicação e o volume devem ser bem ponderados. Estigmas da aplicação da toxina botulínica também podem surgir, um deles é a elevação excessiva da ponta do supercílio (aparência de ''assustada''). Essa intercorrência pode ser facilmente corrigida, caso aconteça, pela aplicação de um ou mais pontos na região frontal lateral, diminuindo a ação muscular nessa área e trazendo novamente o supercílio para uma posição mais natural.
Mesmo com funções distintas, os preenchedores e a toxina botulínica são frequentemente associados para o melhor resultado estético.

2 comentários:

  1. Felicidades para a apresentação deste. Este dirigiu uma série de preocupações que eu tinha.
    lipoaspiração não invasiva

    ResponderExcluir
  2. Prezado Dr.Capp,

    Imagino que já tenha pensado em escrever um livro retratando suas experiências pessoais ou profissionais,
    a história da Clínica ou abordando outro tema.

    Porque estas vivências, realizações, etapas conquistadas e até momentos de superação
    merecem ser resgatados e preservados da melhor forma,
    como referência para familiares, pacientes, colaboradores e colegas.

    Sou escritor com 35 anos de experiência para desenvolver o projeto com agilidade, qualidade
    e custo atrativo, inclusive com a sua autoria, reunindo textos e imagens emocionantes.

    Os nossos contatos poderão ser presenciais ou pelo Skype e o livro será também
    eficiente ferramenta de marketing institucional, entre outros benefícios,
    podendo prestar uma homenagem inesquecível.

    Nada melhor do que um livro exclusivo para fortalecer vínculos,
    potencializando a confiança, empatia e admiração construídas ao longo dos anos.

    Estou à disposição para trocarmos ideias a respeito.

    Obrigado e até breve.

    www.vidaescrita.com.br
    Skype: oscar.silbiger

    ResponderExcluir