quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prótese Mamária Cônica – Uma Boa Opção?


                Hoje encontramos grande variedade de modelos, formas e volumes de próteses. A prótese mais utilizada na mamoplastia de aumento é a que possui o formato redondo com perfil alto, no entanto, nesse post trarei considerações sobre a prótese redonda de projeção extra, também conhecida como cônica.
Algumas empresas como a Mentor e Allergan chamam de cônica as próteses de perfil super alto  de sua linha de implantes(como a imagem abaixo).


Alguns pefis de prótese (baixo, médio, alto e super alto)


A Silimed tem toda uma linha de implantes considerada como cônica (chamada Advance) e dentro dessa linha subdivide as projeções em baixa, moderada, alta ou extra-alta, de acordo com a altura (projeção) da prótese (como a imagem abaixo). 


Linha Advance (Cônica) da Silimed
fonte foto:http://www.silimedbrasil.com.br/produto/implante-conico/
As próteses que considero verdadeiramente cônicas são as de projeção alta e extra-alta da linha Advance da Silimed. As próteses super altas da Mentor e Allergan têm algumas similaridades no formato, mas não conseguem atingir mesma projeção. 
Quando realizamos o exame físico no pré-operatório da mamoplastia de aumento, observamos alguns fatores que serão determinantes na escolha do tamanho e tipo de prótese: altura da paciente, largura do tórax, tipo de mama (base larga ou não) e a flacidez da pele.
A prótese cônica apresenta como característica maior altura e menor base, ou seja, gera mais projeção (altura) da mama com menor preenchimento global, ou seja, aproximando menos os seios na região do colo, isso quando comparamos com uma mesma prótese de perfil alto de mesmo volume.
As pacientes que desejam maiores volumes mamários e que apresentem mamas de base estreita, boa sustentação de pele e/ou tórax pouco largo, são excelentes candidatas ao uso desse tipo de prótese. Nesses casos, o uso de uma prótese com volume e diâmetro maior poderá aparentar uma forma inestética, possivelmente com volume indesejado na região pré-axilar (visualizável pelas costas) e, eventualmente, dar a impressão de sobrepeso.   
Prótese Cônica
fonte foto:http://www.silimedbrasil.com.br/produto/implante-conico/

Claro que outros fatores serão levados em conta na decisão final, mas vale a dica de que nem toda a mama apresentará bom resultado com a prótese cônica. Como exemplo disso, as pacientes com mamas com flacidez e com algum grau de queda (ptose); pacientes com mamas de base larga ou tórax largo e as que não desejam muita projeção (altura) mamária.
Devo ressaltar o fator flacidez. As mamas sem boa sustentação de pele definitivamente são escolhas ruins para a prótese cônica, o resultado tende, nesses casos, a ficar desarmonioso, com a aréola descentralizada da posição mais alta da prótese.
Portanto, a prótese cônica talvez possa ser, em seu caso, uma boa opção, mas discuta os detalhes de sua cirurgia antes de simplesmente escolher por um volume ou um formato de prótese predefinidos.

Um comentário:

  1. Dr. eu tenho 1,70 de altura e 56kg e coloquei uma prótese cônica de 255ml da silimed, mas achei pequeno e sinto muita falta de ver o tão sonhado "decote" pois sua projeção é mais no meio. Em contrapartida, sem o roupa, o formato ficou lindo, supernatural, aí vem a dúvida, gostaria de trocar mas tenho medo de não gostar. O senhor acha que se eu colocasse uma maior e do mesmo formato resolveria meu problema?

    ResponderExcluir