Prótese de Mama Cônica – Uma Boa Opção?


Hoje encontramos grande variedade de modelos, formas e volumes de próteses. A prótese mais utilizada na mamoplastia de aumento é a que possui o formato redondo com perfil alto, no entanto, nessa postagem trarei considerações sobre a prótese de base redonda de projeção extra, também conhecida como cônica.
Algumas empresas como a Mentor (da Johnson) e Allergan consideram como cônicas as próteses de perfil super ou extra-alto de sua linha de implantes (como a imagem abaixo).



Super ou Extra Alta à direita na foto

A Silimed apresenta duas linhas de implantes revestidas com uma espuma de poliuretano chamadas de Advance e Maximum. Cada um dessas linhas de implante (Advance e Maximum) apresenta subdivisões na projeção (perfil) das próteses, ou seja, em cada uma dessas linhas de implantes temos próteses de perfil baixo, moderado, alto e extra-alta.
A linha Maximum da Silimed mostra próteses de características mais redondas e bases mais largas em todos os perfis que a subdividem (baixo, moderado, alto e extra-alto), muita parecidas com as próteses da linha da Mentor e Allergan (foto acima).
A linha Advance da Silimed (imagens abaixo à direita) é a que tem maior projeção e um formato mais verticalizado como um cone, portanto, toda a linha Advance, em qualquer um dos perfis (baixo; moderado; alto e extra-alto) é conhecida como cônica. 


Silimed: exemplo das linhas Maximum x Advance
fonte foto:http://www.silimedbrasil.com.br


Subdivisões da linha Advance (CÔNICA) da Silimed
fonte foto:http://www.silimedbrasil.com.br/produto/implante-conico/


As próteses que considero verdadeiramente cônicas são as da linha Advance da Silimed. As próteses super altas da Mentor e Allergan têm algumas similaridades na proposta de promover maior altura, mas não conseguem atingir a mesma projeção nem produzem um formato de mama similar à Advance no pós-operatório (aspecto mais triangular do que redondo ao perfil).
A prótese cônica apresenta como principal característica maior altura por base comparativamente  a  linha Maximum (redonda), ou seja, gera mais projeção (altura) quando de perfil e costumam trazer um colo com tendência menos arredondada.
Ao realizamos o exame físico no pré-operatório da mamoplastia de aumento, observamos alguns fatores que serão determinantes na escolha do tamanho e tipo de prótese: altura da paciente, largura do tórax, tipo de mama (base larga ou não), distensibilidade da pele e queda da mama (ptose).
  Pacientes que podem se beneficiar da prótese tipo cônica:
-as que buscam um certo degradê na região do colo superior, sem aquele o excesso de naturalidade de uma prótese em gota(natural);
-as que não querem a visualização excessiva de marcação arredondada, mas não abrindo mão de uma projeção maior em perfil;
-as pacientes com mamas de base estreita, boa sustentação de pele e/ou tórax pouco largo, pois  nesses casos, o uso de uma prótese com volume e diâmetro maior poderá aparentar uma forma inestética, possivelmente com volume indesejado na região pré-axilar (visualizável pelas costas) e impressão de sobrepeso;
-as pacientes de mama com sustenção (sem ptose) e boa distensibilidade da pele, permitindo o encaixe da prótese sem tensão excessiva no eixo vertical;
-as pacientes com maior projeção de glúteo também tem resultado favorável na composição do seu perfil.
Prótese cônica
fonte foto:http://www.silimedbrasil.com.br/produto/implante-conico/
Claro que outros fatores serão levados em conta na decisão final, mas vale a dica de que nem toda a mama apresentará bom resultado com a prótese cônica. Como exemplo disso, as pacientes com mamas com flacidez importante / queda (ptose), as pacientes que querem formato de mama/colo  mais arredondado, as paciente que desejam muito volume podem ter resultados muito artificiais e as que não desejam muita projeção (altura) mamária.
Devo ressaltar o fator flacidez. As mamas sem boa sustentação de pele definitivamente são escolhas ruins para a prótese cônica, o resultado tende, nesses casos, a ficar desarmonioso, com a aréola descentralizada da posição mais alta da prótese.
Portanto, a prótese cônica talvez possa ser, em seu caso, uma boa opção, mas discuta os detalhes de sua cirurgia antes de simplesmente escolher por um volume ou um formato de prótese predefinidos.

11 comentários:

  1. Dr. eu tenho 1,70 de altura e 56kg e coloquei uma prótese cônica de 255ml da silimed, mas achei pequeno e sinto muita falta de ver o tão sonhado "decote" pois sua projeção é mais no meio. Em contrapartida, sem o roupa, o formato ficou lindo, supernatural, aí vem a dúvida, gostaria de trocar mas tenho medo de não gostar. O senhor acha que se eu colocasse uma maior e do mesmo formato resolveria meu problema?

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho protese conica advenced Silimed

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Dr.Mário, sempre pensei em colocar a prótese cônica 300 ml, tenho 157 de altura e 54 kilos, sera que vou me arrepender? Vai ficar pequeno?

    ResponderExcluir
  4. amei o resultado da cônica, ficou lindoooo!

    ResponderExcluir
  5. Dr. tenho bastante flacidez no seio e estrias advindas de uma gravidez. Gostaria de saber qual estilo de protese é melhor para o meu caso. Visto que, alem da prótese vou fazer a mamoplastia.

    ResponderExcluir
  6. Uma conhecida com flacidez pós amamentação colocou a conica texturizada. O médico explicou q gruda e adere à pele evitando q a mama caia. Isso procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui a uma consulta e o cirurgião disse a mesma coisa. O meu caso é o mesmo da sua conhecida. Vou fazer a cônica. Até porque tem um "efeito mais natural" que é o que procuro.

      Excluir
  7. olá sebem de algum cirugia mais em conta em bh me informe por favor

    ResponderExcluir
  8. Olá tenho 169 de altura e 61 kl fica bom por 365 ml da cônica?

    ResponderExcluir
  9. Olá doutor operei a 4 dias é a parte de baixo do seio continua mole parece que o silicone ficou apenas em cima não intendi, poderia mim dar alguma dica

    ResponderExcluir
  10. Camilaaguiargoncalves066@gmail.com meu email

    ResponderExcluir