Os DiferentesTipos de Lipoaspiração

            Desde o surgimento da lipoaspiração, a nomenclatura associada a essa técnica cirúrgica fica cada dia mais diversificada: lipo ''light''; hidrolipo; lipoescultura; vibrolipo; lipo tumescente; lipoultrassônica; lipo laser e até mesmo as mercantilistas lipo Beverlly Hills ou lipoaspiração não invasiva.
A lipoaspiração, por princípio, é uma cirurgia. Nesse procedimento fazemos a retirada de gordura de determinada área com auxílio de cânulas de diâmetros e formas variáveis, a partir da sucção criada por um aparelho de pressão controlada (lipoaspirador). O acesso das cânulas é feito a partir de pequenas incisões posicionadas em áreas camufladas.



Lipoaspiração e alguns exemplos de tipo de cänulas

            A lipoescultura é a associação da retirada da gordura seguida de sua colocação (lipoenxertia), após preparo adequado dessa gordura nas áreas em que houver necessidade (glúteo, região lateral da coxa...). Resumindo: lipoescultura=lipoaspiração + lipoenxertia.
Praticamente toda a lipoaspiração realizada hoje é executada com auxílio prévio da infiltração de solução fisiológica associada à adrenalina em doses diluídas. Dessa maneira conseguimos diminuir o sangramento e facilitar a retirada de gordura. Portanto, os termos hidrolipo; lipo tumescente e lipoaspiração são idênticos, tratando-se apenas de manobra de marketing.
Vibrolipo, lipo ultrassônica e lipo laser são variações de execução da mesma lipospiração, mas com auxílio de recursos específicos de determinados aparelhos.
No caso da vibrolipo, um aparelho chamado vibrolipoaspirador faz a vibração mecânica da cânula, facilitando a retirada de gordura. A execução do procedimento e o resultado final da cirurgia são exatamente os mesmos na vibrolipoaspiração e na lipoaspiração tradicional, na realidade, o benefício maior é para o médico, que faz menos esforço para retirar a gordura. Alguns advogam que a vibrolipoaspiração seria menos traumática por demandar menos esforço e menos passagens de cânula para tirar a gordura, mas o resultado comparativo à lipoaspiração clássica é o mesmo.

 Vibrolipo

A lipoaspiracão ultrassônica é feita com auxílio de um transdutor liberando ondas ultrassônicas (sonoras de alta freqüência) na cânula, que faz a quebra das células de gordura. Sempre há a necessidade de infiltração prévia para evitar danos térmicos, já que temperaturas mais elevadas são atingidas com essa técnica. O resultado final é similar ao da lipoaspiração tradicional. na verdade o resultado final depende muito mais da passagem da cânula para retirar a gordura (como a lipoaspiração clássica) do que propriamente pelo efeito ultrassônico.
O laser, através do efeito térmico destrutivo sob as células gordurosas, também pode ser utilizado. No entanto, não dispensa o uso seguido da cânula tradicional para retirar a gordura liquefeita.
Algumas vantagens relacionadas a esse método são menor sangramento e maior retração em peles mais flácidas. Como desvantagem, o procedimento é doloroso, devendo evitar realizá-lo sob anestesia local e pode causar dano térmico à pele.


Lipoaspiração associada ao laser

Resumindo: todas estas formas de lipoaspiração trazem basicamente o mesmo resultado final.
A lipoaspiração não invasiva ou sem cortes não existe, pois toda lipoaspiração é procedimento cirúrgico e, portanto, invasiva. Como tal, deve ter os cuidados relativos a qualquer procedimento cirúrgico.
Por fim, a famosa ''lipo light''. Esse ''apelido'' foi criado para designar a lipoaspiração realizada em pequenas áreas sob anestesia local. Trata-se exatamente da mesma lipoaspiração, mas na verdade não é nenhuma técnica nova ou revolucionária, apesar de propagada como melhor ou de menor risco. Sobre essa técnica escrevi uma postagem específica (http://mariocapp.blogspot.com.br/2011/04/lipo-light-atencao-e-cuidado.html). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário